Folha Online | 3 de outubro de 2010 - 19:50

Antonio Anastasia é eleito governador em Minas Gerais

Antonio Anastasia (PSDB) tem 62,73% dos votos apurados e já está eleito governador do Estado de Minas Gerais. Cerca de 90% das urnas foram apuradas. O candidato Hélio Costa (PMDB) está com 34,15%.

Em terceiro lugar está o candidato José Fernando Aparecido (PV) tem 2,35% dos votos.

O Estado de Minas Gerais tem um colégio eleitoral de 13,4 milhões de eleitores, que devem escolher entre oito candidatos ao governo estadual.
Minas é um dos Estados onde o PSDB nacional considera a manutenção do poder nas mãos tucanas fundamental para a sobrevivência do partido como eventual oposição ao governo.

Preterido para a disputa presidencial, o ex-governador tucano Aécio Neves se empenhou para reeleger seu sucessor no Estado: Anastasia.

O nome do candidato da base aliada ao governo federal causou impasse. O ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel e Hélio Costa (PMDB) foram cotados para a vaga. No entanto, o PT teve que pagar a última grande fatura pelo apoio nacional do PMDB a Dilma Rousseff (PT) ao anunciar o nome de Costa na disputa.

Já Anastasia pode contar com o "Dilmasia" --acordo para o eleitor mineiro que quisesse votar na petista Dilma Rousseff para presidente e no tucano para o governo estadual. O voto é uma repetição do "Lulécio", quando Lula e Aécio foram os mais votados em Minas nas eleições de 2002 e 2006.

Em Minas, houve a novidade de maior impacto político nas pesquisas. O eleitorado mineiro foi o único de grande proporção que apresentou mudança de comportamento significativo, com a brusca alta do candidato do PSDB ao Palácio da Liberdade.

Até agora, o Estado teve 17 governantes eleitos por votação direta.