Terra | 2 de outubro de 2010 - 10:18

Botafogo e Flamengo tentam fazer clássico da reação

Botafogo e Flamengo se enfrentam neste sábado, às 18h30 (de Brasília), no Engenhão, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, em um duelo que marca a tentativa das duas equipes de reagirem na competição. Apesar de viverem situações diferentes na tabela de classificação, os dois times amargam um jejum de vitórias, que vem complicando seus objetivos na temporada.

O Botafogo, que no meio de semana empatou por 1 a 1 com o Corinthians, não vence há cinco jogos e, com 41 pontos, começa a se distanciar do G-3. O time rubro-negro, que também ficou no 1 a 1 na última rodada, só que diante do Goiás, não sabe o que é vencer há quatro confrontos e, com 29 pontos, flerta com a zona de rebaixamento.

A campanha vem gerando uma crise que culminou com a saída do maior ídolo do clube, Zico, do cargo de diretor executivo do departamento de futebol. O técnico Silas deve ser a próxima vítima em caso de tropeço neste sábado. Além da necessidade de as duas equipes vencerem, o confronto deste sábado é especial por conta da rivalidade entre os times, que decidiram os últimos quatro títulos estaduais. O Flamengo se sagrou campeão entre 2007 e 2009, com o Botafogo quebrando a série neste ano.

"Realmente os clássicos contra o Botafogo têm sido muito disputados e ficaram marcados pela rivalidade entre as duas equipes. Novamente os times se encontram em um confronto muito importante, onde a vitória é fundamental para ambos. As dificuldades por esse lado são maiores, porém a repercussão de uma vitória, com certeza, vai dar uma vida nova para a nossa equipe neste Brasileiro", analisou o lateral direito Leonardo Moura.

No Botafogo também existe uma ansiedade muito grande por conta da rivalidade do duelo. "Sabemos como os clássicos estaduais são importantes, mesmo no Campeonato Brasileiro. Ganhar esse tipo de jogo é sempre muito importante e nos deixa mais animados. O Flamengo é um grande adversário e, por isso mesmo, se ganharmos, podemos pegar um embalo importante em um momento decisivo da competição. Acredito que seja possível, inclusive, ainda brigarmos pelo título", analisou o goleiro Jefferson.