1 de dezembro de 2004 - 16:33

Petrobras investirá US$ 600 mi em fabrica de fertilizante

A Petrobras planeja investir cerca de US$ 600 milhões na construção de uma fábrica de fertilizantes na Região Centro-Oeste do país - que terá como matéria prima o gás natural transportado da Bolívia pelo gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol). A informação foi dada nesta quarta-feira pelo diretor de Abastecimento da companhia, Paulo Roberto Costa. Com isso, a empresa aumenta o fornecimento no mercado interno brasileiro, hoje inferior a cerca de 50%,

Segundo o diretor, a unidade estava prevista para entrar em operação somente em 2010, mas deve ser ativada em 2009. Com isso, o Brasil deve elevar para cerca de 70% o fornecimento do insumo ao mercado interno, que hoje é inferior a 50% - aí incluída a produção da iniciativa privada.

Atualmente, a Petrobras mantêm em operação duas unidades de produção de fertilizantes no Brasil, uma na Bahia e uma em Sergipe, que atendem à região Nordeste e parte da demanda do Sudeste. "Com a nova unidade, deveremos aumentar esta produção em cerca de 20%", afirmou.

Além de aumentar a capacidade de atendimento ao mercado, a Petrobras também estaria melhorando a logística. "A escolha da região Centro-Oeste é uma questão de logística. É uma área de nova fronteira agrícola, portanto de grande demanda por fertilizantes. Além disso, a produção também poderá atender a Região Sul do país", onde grande parte do mercado depende da importação.

Além da fabrica de fertilizantes, a estatal deve antecipar também a planta de produção de polipropileno, localizada nas proximidades da Refinaria de Paulínia (SP), que deverá entrar em operação no final de 2006, início de 2007. A Petrobras já definiu que a nova unidade será construída em parceria com o Grupo Brasken e terá capacidade de produção de 300 mil toneladas da matéria prima destinada ao setor.

 

 
Agência Popular