Ministério da Saúde | 1 de outubro de 2010 - 07:40 SAÚDE

Anvisa cancela registro de medicamento que pode provocar infarto

A ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, anunciou nesta quarta-feira o cancelamento do registro do medicamento Avandia, usado no tratamento contra diabetes tipo dois.

De acordo com a Anvisa, a decisão foi tomada depois que estudos confirmaram os riscos de infarto, insuficiência cardíaca e derrame provocados pelo uso do medicamento.

O presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, Ricardo Meirelles, afirma que a discussão sobre a proibição do Avandia existe há muito, porém, só agora foram confirmados os malefícios do medicamento.

"Ele não tinha sido ainda retirado porque por outro lado é ele um medicamento eficiente para tratar o diabetes.

E o que ficou mais claro recentemente foi exatamente o fato de que os riscos são superiores aos benefícios e, portanto, não se justifica manter no mercado um medicamento que tenha esse grau de risco."

Apesar da proibição, Ricardo Meirelles destaca que não há motivos para pânico. Segundo ele, a substituição do medicamento deve ser feita com calma, sempre orientada por um médico.

"A primeira observação é o seguinte: não interromper o medicamento antes de falar com o seu médico.

Essa é a grande preocupação é de que alguns pacientes preocupados com a possibilidade de ter complicações cardiovasculares, que interrompam de imediato essa medicação.

O mais importante é que não haja pânico, não há motivo para pânico. E todos os pacientes devem procurar os seus médicos para receberem uma orientação quanto à substituição desse medicamento por outro."

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária determinou também que o laboratório que fabrica o Avandia recolha o produto em todo o País