Correio do Estado | 29 de setembro de 2010 - 13:04

Murilo dá arrancada e embola a disputa por vaga ao Senado

Na reta final da campanha eleitoral o vice-governador Murilo Zauith (DEM) dá arrancada, encosta nos deputados federais Dagoberto Nogueira (PDT) e Waldemir Moka (PMDB) e embola a disputa pela segunda vaga de senador. A pesquisa IBRAPE/CORREIO DO ESTADO mostra o senador Delcídio do Amaral (PT) na liderança absoluta com 60% das intenções de voto. É o único, pela pesquisa, que está com a vitória assegurada.

A briga está acirrada apenas pela segunda vaga de senador. Moka está com 38%, Dagoberto com 37% e Murilo com 34%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro de um intervalo de confiança de 96%. Portanto, os três estão tecnicamente empatados na disputa da segunda vaga de senador.

Mas quem avançou em uma semana na pesquisa foi Murilo, enquanto Dagoberto e Moka ficaram com números estabilizados. O vice-governador subiu de 25% para 34% das intenções de voto, um salto de 9 pontos percentuais. Dagoberto teve oscilação negativa de um ponto e Moka permaneceu com os 38% da pesquisa anterior. O candidato do PSOL Jorge Batista caiu de 2% para 1%.

O desempenho de Murilo surpreendeu na última pesquisa porque ele vinha no início de junho na faixa de 23% a 25% até a semana passada. Em sete dias o vice-governador deu uma arrancada em encostou em Moka e Dagoberto.

 

Na pré-campanha, em abril, o vice-governador começou com 18% das intenções de voto. Chegou a junho - mês das convenções partidárias - com 23%, um mês depois, em agosto, chegou a 24%, manteve o mesmo índice no levantamento do início deste mê, subiu 1 ponto na segunda quinzena de setembro e fechou essa última amostragem com 34%.

O senador Delcídio do Amaral, parceiro de chapa de Dagoberto Nogueira, avançou 2 pontos em relação a pesquisa anterior, passando de 64% para 66%. Ele está 28% a frente de Moka, 29% de Dagoberto e 32% de Murilo. Portanto, a sua liderança, pelas pesquisas, não está ameaçada por nenhum concorrente.

Delcídio só fica atrás na região da Grande Dourados, onde Murilo lidera. Mesmo assim o petista tem 60% das intenções de voto. O preferido da região é Murilo com 62%. Dagoberto está com 34% e Moka com 35%. Nos demais locais o senador petista está acima de 60%. Na região do Pantanal ele é absoluto: 88%, deixando para trás Dagoberto 38% com Moka com 35% e Murilo com 20%. Em
Campo Grande a disputa pela segunda vaga também é acirrada. Dagoberto 39%, Moka 37% e Murilo 32%.

Rejeição

Jorge Batista é rejeitado por 29% dos eleitores, seguido de Moka e Dagoberto com 24%. Depois vem Murilo com 13% e Delcídio com 7%.

 

Consulta e registro

A pesquisa contratada pelo Correio do Estado foi realizada com 2.720 eleitores em 8 regiões do Estado entre os dias 24 e 26 de setembro. O levantamento foi registrado no TRE protocolo número 40729/2010.