13 de julho de 2004 - 11:00

Encontro debate agricultura familiar e reforma agrária

O lema do Primeiro Encontro Nacional da Agricultura Familiar, "As mãos que alimentam a Nação", marcou as atividades do segundo dia do evento, que contou com a presença de 2.500 agricultores de 22 estados do país. Na pauta de debates o tema "Desenvolvimento Rural - rumos atuais e as bases dos nosso projeto" teve, por parte dos debatedores, dois pontos principais para as discussões: A agricultura familiar e a reforma agrária. Na parte da tarde, a Organização Sindical e o Desenvolvimento Rural serão os temas da plenária. O encontro vai até a próxima sexta-feira (16), no Pavilhão da Expo-Brasília.

Para o secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Walter Bianchini, os desafios do governo com o desenvolvimento rural sustentável vão ter algumas prioridades este ano. Primeiro, a ampliação do crédito. "O presidente Lula anunciou agora R$ 7 bilhões e pretendemos incluir 1,8 milhão de famílias como beneficiárias desse crédito. Quase metade da Agricultura Familiar", disse.

O segundo ponto, destaca ele, são os projetos rumo à universalização da assistência técnica. "Serão aplicados R$ 200 milhões para incentivar a assistência técnica e a agricultura familiar neste ano-safra".

Com esse esforço no crédtio e na assistência técnica além da prioridade nos mecanismos de preço e de compra direta, o secretário Bianchini acredita que o governo estará " contribuindo bastante para o fortalecimento da agricultura familiar e para o desenvolvimento do Brasil Rural".
 
Agência Brasil