Dourados Agora | 24 de setembro de 2010 - 10:56

Começa operação “caça fantasma” na prefeitura

Num universo de aproximadamente sete mil funcionários públicos espalhados por vários órgãos da cidade e dos distritos, a prefeitura de Dourados conta a ajuda da população para denunciar as pessoas que recebem e não trabalham, os popularmente conhecidos “fantasmas”.

Durante as investigações da Operação Uragano, chegou a ser divulgado que existia 300 servidores nessa condição. A prefeitura desligou 130 funcionários, sendo que entre esses, vários recebiam e não trabalhavam. O secretário municipal de Administração, Francisco Eduardo Custódio, reconhece que entre os que foram exonerados, muitos trabalhavam, no entanto, era necessário fazer contenção na folha. Ele acredita que nesta próxima folha que será paga em outubro, os gastos diminuiram. “Ainda estamos fechando a folha, por isso ainda não sabemos de quanto será essa economia”, afirmou.

O secretário explicou que as pessoas podem fazer a denúncia sem precisar se identificar, mas é necessário que informe o nome completo da pessoa denunciada, através do telefone (67) 3411-7646. Será feita uma avaliação criteriosa e discreta para saber se de fato a pessoa denunciada está nomeada e recebe o salário sem trabalhar.

Ele disse que para o município fazer um levantamento para conseguir identificar as pessoas que não trabalham, é necessário montar uma equipe expecifica, que custa caro e gasta-se muito tempo. “O município não tem condições bancar nenhum dos dois, por isso, conta com o apoio da população para denunciar”, disse o secretrário.