1 de dezembro de 2004 - 13:49

Seminário de educação ambiental termina na sexta-feira 3

O governo estadual, através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), do Instituto de Meio Ambiente Pantanal (Imap) e da Secretaria de Estado e Educação, em conjunto com o Ministério de Educação/MEC, realizam o Seminário de Formação de Professores Vamos cuidar do Brasil com as Escolas - Agenda 21 nas escolas de Mato Grosso do Sul.

O seminário, que começou hoje, continua até sexta-feira 3, está sendo realizado em Campo Grande no Instituto Missionário São José (rua Arthur Jorge, 1.762). O evento conta com a participação de 50 educadores de 18 municípios do Estado.

Mato Grosso do Sul tem 1.275 escolas. Nesta primeira etapa do programa serão atendidas 260 escolas estaduais, municipais e particulares, que participaram em novembro de 2003 da Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, por meio da qual surgiu a idéia de continuar o programa Vamos Cuidar do Brasil, com as escolas, criando a Com-Vida e realizando a Agenda 21 para contribuir com uma educação ambiental que faça as pessoas perceberem o meio ambiente como parte das suas vidas.

A Com-Vida é uma forma de organização na escola e se baseia na participação de estudantes, professores, funcionários, diretores e da comunidade. O principal papel da Com-Vida é contribuir para um dia-a-dia participativo, democrático e saudável nas escolas, promovendo o intercâmbio entre a escola e a comunidade, trazendo a educação ambiental de forma transversal, inserida em todas as disciplinas.

Segundo o diretor-presidente do Imap, Cid Rôner de Castro Paulino, o objetivo desse seminário é implantar um programa de educação ambiental nas escolas de Mato Grosso do Sul, com um processo de formação continuada de professores e alunos. “A meta é atingir todas as escolas do Estado até o final de 2006, já que todos têm o direito a informação, onde a questão ambiental terá um espaço importante em todas as aulas”, diz Paulino.


O que é a Agenda 21

A Agenda 21 é um programa de ação para o mundo todo. Ela tem 40 capítulos, que mexem com tudo, do ar ao mar, da floresta aos desertos, propondo uma nova relação entre países ricos e pobres. Na Agenda 21 estão marcados os compromissos da humanidade com o século XXI, visando garantir um futuro melhor para o planeta, respeitando-se o ser humano e o seu ambiente.

Cada país tem a sua Agenda 21, a do Brasil tem 21 objetivos que buscam tornar o País exemplo de proteção da natureza, fortalecendo a economia e a justiça social. Mas cada município e cada bairro podem ter a sua Agenda 21, aprofundando o compromisso das pessoas com o local onde vivem, como é o caso das escolas, que são fundamentais na organização das comunidades.
 
 
Agência Popular