Folha Online | 22 de setembro de 2010 - 17:36

Conmebol tira uma vaga brasileira da próxima Copa Libertadores

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) divulgou nesta quarta-feira que decidiu que, como o Internacional-RS foi campeão da Libertadores, o Campeonato Brasileiro deste ano vai destinar três vagas para a competição sul-americana de 2011, e não mais quatro.

Assim, o Brasil terá cinco representantes na Libertadores. Inter, Santos, que é o campeão da Copa do Brasil, e mais três times.

Se o Brasileiro terminasse hoje, o time que se daria mal com esta mudança seria o Botafogo.

Atualmente, as três primeiras colocações do Nacional são ocupadas por Corinthians, 44 pontos, Fluminense, 42, e Cruzeiro, 41. O Inter, já classificado para a Libertadores, aparece em quarto com 38 pontos.

O Botafogo é o quinto, também com 38, e seria o último a se classificar se a Conmebol não tirasse uma vaga do Brasil da edição do torneio de 2011. Mas, com o comunicado desta quarta-feira, o time carioca passa a ficar fora da área de acesso à competição internacional.

Há ainda a possibilidade de o Brasil ter um sexto clube na Libertadores-2011, caso um time nacional seja o campeão da Copa Sul-Americana. Palmeiras, Avaí, Atlético-MG e Goiás estão na disputa.

O diretor de comunicação da CBF, Rodrigo Paiva, afirmou que conversará com o presidente da entidade, Ricardo Teixeira, para ver se a confederação brasileira ainda tentará recuperar a vaga na Libertadores.