Fátima News com assessoria | 23 de setembro de 2010 - 05:49 RIO BRILHANTE

Audiência pública sobre javali será realizada hoje em Rio Brilhanrte

Será realizada hoje, 23 de setembro, às 14h, na Assembléia Legislativa do Estado do Mato Grosso do Sul, a audiência pública para debater os problemas causados e os riscos gerados pelo crescimento desordenado da população de javalis no Estado. Em reunião realizada pela Federação da Agricultura e Pecuária do MS (Famasul) no último dia 10, em Rio Brilhante, os produtores rurais estimaram perdas de aproximadamente R$ 1 milhão com o ataque dos animais, em especial às lavouras de milho.

Estão confirmadas as presenças do diretor de Operações da Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal (Iagro), José Mario Pinessi, do chefe da Divisão de Proteção Ambiental do Ibama/MS, Luiz augusto Candido Benatti, e da técnica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Isabela Fiarlini. Também estarão presentes o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Carlos Alberto Negreiros de Menezes, o presidente da Famasul, Eduardo Riedel e representantes do Centro de Recuperação de Animais Silvestres (Cras).

O presidente do Sindicato Rural de Rio Brilhante, Leonardo Mendonça Thomaz, espera solução imediata porque entende que o problema tem caráter de urgência. “É muito mais do que um problema econômico, é um desequilíbrio ambiental, ecológico. Realmente, é muito preocupante”, enfatiza. “Sabemos que órgãos como o Ibama estudam sobre este animal. Mas precisamos mais do que isso, precisamos que todos se mobilizem para que possamos solucionar logo essa situação”, finaliza.