Notícias MS | 21 de setembro de 2010 - 13:24

Mato Grosso do Sul lidera a lista do recadastramento do Bolsa Família

Desde janeiro, os municípios atualizaram o cadastro de 320.896 famílias beneficiadas pelo Bolsa Família. Ainda restam mais de 846 mil que devem ter suas informações cadastrais renovadas até 31 de outubro, caso contrário, os benefícios serão bloqueados em novembro. Mato Grosso do Sul lidera a lista do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) como o estado que mais recadastrou famílias no programa.

Os mais atrasados são o Distrito Federal, que ainda faltam recadastrar 97% das famílias, Rondônia (82%), Rio de Janeiro, Amazonas, Amapá e Acre com 79% cada. (Veja abaixo dados por Unidades da Federação). A iniciativa do MDS, realizada em parceria com gestores municipais, cumpre determinação de revisão do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal a cada dois anos, prevista no Decreto nº 6.135 de 2007. A ação também funciona como importante mecanismo de controle do programa, que transfere mensalmente mais de R$ 1,2 bilhão para a população com renda per capita de até R$ 140.

A quantidade de famílias com informações desatualizadas representa 73% do total 1,1 milhão que precisava renovar o cadastro em janeiro de 2010. O MDS mantém, no www.mds.gov.br/bolsafamilia, a lista das famílias que precisam passar pelo processo de revisão cadastral. Os beneficiários que completaram dois anos sem atualização e precisam passar pela checagem de dados também recebem avisos em seus extratos bancários de pagamentos de benefícios.

Quem não alterar o cadastro até 31 de outubro terá o benefício bloqueado e só poderá voltar a receber se procurar a gestão local até 31 de dezembro. A partir de janeiro de 2011, o benefício que continuar bloqueado por falta de revisão cadastral será cancelado.