Washington Lima / Fátima News | 21 de setembro de 2010 - 06:30

Agricultura familiar reforça merenda nas escolas de Fátima do Sul

Washington Lima / Fátima News

Agricultores familiares de Fátima do Sul comemoram os bons resultados da venda dos produtos para a merenda escolar. Em poucos meses o negócio já movimentou o montante de R$ 26.546,00 e beneficiou diretamente onze famílias de pequenos agricultores.

A melhora na qualidade da merenda escolar também foi significativa. Entre os produtos comercializados estão alface, arroz, beterraba, cebolinha, cenoura, couve, feijão, goiaba, pimentão, repolho, salsinha, mandioca e tomate, leite, mel em sache e yogurte.

A alimentação equilibrada previne uma série de doenças, como também favorece o crescimento adequado. A escola deve estar sintonizada com os pais no sentido de reforçar e incentivar os hábitos saudáveis e a importância da alimentação, e com isto colaborando para um rendimento escolar mais adequado.

Todas as escolas da rede pública de Fátima do Sul, estão adquirindo produtos da agricultura familiar, de acordo com a Lei nº 11.947/2009, que determina a utilização de, no mínimo, 30% dos recursos repassados pelo FNDE para alimentação escolar, na compra de produtos da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações.

Em Fátima do Sul são pelo menos 1.330 (mil trezentos e trinta) alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino na Escola Municipal Pólo - CAIC em Fátima do Sul e nas Extensões São Francisco e “O Pioneiro” no Distrito de Culturama. Outros 3.527 (três mil quinhentos e vinte e sete) alunos estão matriculados nas 04 unidades escolares do Estado, onde estão divididos nas escolas Vila Brasil 450 (quatrocentos e cinqüenta), Senador Filinto Muller 1.600 (mil e seiscentos), Vicente Pallotti 835 (oitocentos e trinta e cinco) e 642 (seiscentos e quarenta e dois), na Escola Jonas Belarmino no Distrito de Culturama.