Portal Educação | 20 de setembro de 2010 - 18:15

Anvisa suspende produtos para comercialização, importação e uso

Está suspenso o uso de cinco produtos farmacêuticos. A alegação, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é por motivos de situação irregular ao consumo. A medida foi publicada no Diário Oficial deste mês.

As suspensões são válidas para todo o país.
Dentre os medicamentos estão o sabonete líquido neutro perolado Indaclean, da empresa Indalabor indaiá, laboratório farmacêutico de Minas Gerais.

Segundo a Anvisa, o produto apresentou resultado insatisfatório nos ensaios de rotulagem e Ph.
Outro produto que está suspenso para importação é o Femina de 150mcg, Postinor2 de 0,75mg e Postinor uno de 1,5mg. A justificação é que os produtos não atendem às exigências regulamentares. Além do mais, se encontram em território nacional e oferecem risco para ser comercializados.

Hipoclorito de sódio Cia Limp´s também está na lista de proibição da fabricação, distribuição, comércio e uso porque a empresa não possui registro.

“Os farmacêuticos que trabalham com dispensação de medicamentos devem ficar atentos aos avisos da Anvisa, contendo suspensão de medicamentos em situação irregular. Para isso devem sempre acompanhar as notícias da Anvisa em seu site (portal.anvisa.gov.br)”, diz Jeana Mara Escher de Souza, tutora do Portal Educação.