Valéria Batista / Fátima News | 17 de setembro de 2010 - 09:48

Arilson reforma e amplia Viveiro de Mudas do Sítio Escola em Jateí

Valéria Batista / Fátima News

No município de Jateí sob administração do Prefeito Arilson Targino (PSDB) o viveiro de mudas nativas e ornamentais do Sítio Escola, recentemente passou por uma revitalização de reforma e ampliação estrutural, com recursos conquistados através do Programa Petrobras Ambiental.

 

O viveiro de mudas implantado desde 2002 atende aos projetos de recuperação de áreas degradadas realizadas pela prefeitura sob os cuidados da Secretaria de Municipal de Meio Ambiente (Semma). Com o passar do tempo e a exposição às condições climáticas e aumento de demanda por produção de mudas, o viveiro necessitava de melhorias em todas as fases do manejo, sendo assim foi necessário sua revitalização. Com reforma na cobertura do berçário com sombreamento (sombrite), ampliação e impermeabilização da área de rustificação e reforma geral de todo o sistema de irrigação, com concreto, encanamento e ainda cinco bancadas para suporte de mudas com aspersores rodando.

 

Como explica o prefeito Arilson todas essas benfeitorias só foram possíveis graças ao projeto elaborado em parceria entre a Prefeitura de Jateí / Semma com o Instituto de Meio Ambiente e Desenvolvimento, que o enviou à Petrobras solicitando tais recursos, conseguindo-os através do Programa Petrobras Ambiental. “Trabalhamos com uma equipe competente com projetos que trazem muitos benefícios para o município” garante o prefeito.

 

Nas palavras do Secretário de Meio Ambiente Gerson Dias esta revitalização do viveiro municipal faz parte de um projeto importante que inclui Jateí entre sete municípios que compõem o Território da Grande Dourados e receberão o Projeto Águas e Matas da Bacia do Ivinhema – AMBI, que consiste na gestão socioambiental da bacia hidrográfica do Rio Ivinhema, envolvendo estudos ecológicos e socioeconômicos, ações de recuperação de matas ciliares associadas ao estabelecimento de Corredores Ecológicos.