1 de dezembro de 2004 - 08:29

Convênio atenderá adolescentes de entidade de Dourados

Com o objetivo de viabilizar recursos para a Associação dos Patrulheiros Mirins de Dourados, o secretário de Estado de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária, Sérgio Wanderly Silva, o deputado estadual Ari Artuzi (PDT) e o presidente da entidade, Marcos Dias de Paula, assinaram, na tarde de ontem, na secretaria, convênio no valor de R$ 29 mil.

O recurso será disponibilizado pelo Fundo de Investimento Social (FIS), criado pela Lei nº 2.105/2000, para a implementação dos programas sociais do governo do Estado, através da arrecadação financeira, e será destinado à aquisição de 15 microcomputadores e três impressoras para o laboratório de informática a ser montado para capacitação profissional dos adolescentes. A previsão é oferecer as aulas de informática, bem como cursos de assistente administrativo, office-boy e telefonista, a partir de janeiro de 2005.

A entidade atende, atualmente, 413 alunos de 14 a 18 anos de idade com reforço escolar, cursos de liderança, atividades esportivas e oficinas culturais de música, dança e teatro. E, além do atendimento socioeducativo, realiza, também, encaminhamentos para o mercado de trabalho.

Segundo o presidente, Marcos Dias de Paula, uma das propostas da Patrulha, que já atendeu mais de cinco mil alunos desde a sua criação, é incentivar o protagonismo juvenil. Hoje, os adolescentes são considerados sócios da entidade e participam da administração com direito a voto. Além disso, desde 1997, a diretoria institucional passou a ser formada por ex-patrulheiros.

A Patrulha Mirim de Dourados é uma organização não-governamental existente há 17 anos em Dourados que, pela primeira vez, recebe recursos disponibilizados através de emenda parlamentar.

O secretário Sérgio Wanderly Silva, no ato da assinatura da emenda, mencionou a importância de viabilizar recursos a fim de atender a entidades da rede de apoio que deles necessitam. “A pobreza não é apenas falta de recursos financeiros. É uma questão de auto-estima.” Sérgio Wanderly enfatizou a importância do protagonismo dos jovens, dizendo que é fundamental que a criança, desde cedo, seja o agente da sua própria história.
 
 
Agência Popular