| 15 de setembro de 2010 - 16:02

Microsoft lança versão de testes do Internet Explorer 9

A Microsoft lançou a versão de testes do Internet Explorer 9 na manhã desta quarta-feira (15) em San Francisco.

As atualizações na interface do navegador, mostradas por Dean Hachamovitch, diretor-geral da divisão Internet Explorer, confirmam as imagens que vazaram há menos de um mês. Hachamovitch subiu ao palco por volta das 10h30 (14h30 em Brasília).

O desenvolvedor usou dados para justificar a limpeza da interface, que aproxima o navegador do Chrome, do Google, e do Firefox. Apenas 4% dos usuários, por exemplo, adicionam sites aos Favoritos e a funçao deixou de ser visível.

Uma das novidades é a capacidade de criar atalhos para sites (ou páginas específicas na internet) na barra de tarefas, como se elas fossem um aplicativo do Windows 7. Em inglês, a funao recebe o nome de "Pinning". Para vê-la em ação, basta arrastar o site para a barra de tarefas. A característica também está presente no Chrome.

Também parecido com o Chrome, ao ser aberto o navegador lista em abas maiores os sites mais visitados pelo.

Outra função permite arrastar abas para fora do navegador. Elas são organizadas automaticamente na tela com a função Aero Snap do Windows, permitindo a visualização de vários sites ao mesmo tempo.

Muitas das novidades visuais foram possíveis, pois a renderização dos gráficos e texto foi movida da CPU para a placa vídeo, o que significa que os sites se comportam como aplicativos instalados diretamente no computador. Isso daria mais velocidade para quem navega pela rede.

Comparações suspeitas entre o IE 9 e a concorrência foram feitas no palco para mostrar o suposto ganho na velocidade.

O navegador tem suporte a HTML5, novo padrão para a construção de sites. Tendência que toma conta do mercado de navegadores. Uma demonstração usando o vídeo de uma praia como pano de fundo do Bing arrancou aplausos da plateia.

A versão beta esta disponível para download em www.beautyoftheweb.com. O programa, porém, não e compatível com o Windows XP. Apenas com Windows Vista e Windows 7.