Redação Terra | 9 de setembro de 2010 - 11:10

Presidente da Fifa quer acabar com "antijogo" e prorrogação

Joseph Blatter, presidente da Fifa, pode mais uma vez propor mudanças no futebol. Em entrevista publicada nesta quinta-feira no site da entidade, o dirigente disse não ter gostado de atuações de "equipes que não queriam perder" na primeira fase da Copa do Mundo, e que a Fifa precisa criar algum mecanismo para que os times busquem a vitória.

"Nos primeiros jogos da primeira fase na África do Sul, vimos equipes que não queriam perder, que buscavam o empate. É um tema que eu colocarei em discussão nas próximas reuniões das comissões técnicas e de futebol. É preciso encontrar soluções para movimentar os jogos nesse tipo de torneio, para que as equipes joguem para vencer", disse Blatter.

Além de combater o "antijogo", o presidente da Fifa também está disposto a dar fim à prorrogação nos moldes atuais em jogos eliminatórios. A exemplo do que havia feito em declarações à imprensa alemã no último mês, Sepp Blatter admitiu a possibilidade de voltar a utilizar o gol de ouro em partidas sem vencedores no tempo normal.

"Queremos discutir a prorrogação. Com frequência, as equipes procuravam não tomar gols durante a prorrogação. Passar diretamente à disputa nos pênaltis e adotar de novo o gol de ouro são as opções. Vamos ver o que será decidido nessas comissões", explicou.