Notícias MS | 8 de setembro de 2010 - 14:20

Trabalhadores trocam a informalidade pelo empreendedorismo no MS

 

Em apenas seis meses o número de empreendedores individuais superou a quantidade de empresas constituídas este ano em Mato Grosso do Sul e já somam 9,8 mil trabalhadores inseridos na economia formal, sendo que aproximadamente 60% estão na Capital.

Em agosto foram realizados na Junta Comercial do Estado (Jucems) 1 350 cadastros de novos microempreendedores. Deste total, 778 são de Campo Grande.

De acordo com o presidente da Jucems Wagner Bertoli é a modalidade que mais cresceu no Estado nos últimos meses. “O fato de pagar menos imposto também fez com que muitos pequenos empresários migrassem para empreendedores individuais”, explica Bertoli.

Arcindo Roberto Braga, 47 anos, foi um dos trabalhadores que resolveu se formalizar e investir na atividade exercida aos finais de semana. Nos momentos de folga do trabalho de pedreiro, Arcindo fazia bolsas e mochilas de lona e nylon para vender aos amigos. Desde março resolveu optar pela atividade alternativa e inscreveu-se como microempreendedor individual. “Eu vi uma possibilidade de crescimento melhor que na construção civil”, diz Braga.

No interior do Estado, em proporção ao número de habitantes e porte do município, Porto Murtinho se destaca com 163 empreendedores individuais cadastrados. Os outros municípios com maior número de registros são Dourados com 409, Corumbá 249, Três Lagoas 211, Ponta Porã 171 e Navirai 129.