Folha | 3 de setembro de 2010 - 16:34

Detran bloqueia 1.800 carteiras de motorista por fraude

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) decidiu bloquear 1.800 carteiras de motoristas tiradas na cidade de Itapevi (Grande São Paulo) após suspeita de fraude. Os motoristas poderão responder pelo crime de falsidade ideológica.

Investigações apontaram que os suspeitos moram em outros Estados e teriam mentido o endereço para retirar a carteira de habilitação na cidade, segundo o "SPTV", da TV Globo. Muitos não assistam as aulas e a presença era justificada por digitais de silicone. A retirada do documento teria custado R$ 1.500.

Em entrevista ao jornal, o delegado Wilson Roberto Zampieri, responsável pelo caso, alertou sobre o perigo de esses motoristas dirigirem. "É um risco. Eles não conhecem sinalização, placas. Nem dirigir sabem."

Quatro funcionários de uma autoescola de Itapevi já foram presos por envolvimento na fraude, que pode ter contado com a participação de funcionários do Ciretran da cidade. Os motoristas que tiveram a carteira de motorista bloqueada serão informados sobre o bloqueio quando forem renovar o documento ou quando pedirem a transferência para os Estados em que moram.