Folha | 3 de setembro de 2010 - 05:15 OTIMISMO

Otimismo do brasileiro atinge maior nível desde 2001

O otimismo do brasileiro subiu 2,1% em agosto ante julho e atingiu o maior nível desde 2001, informou nesta quinta-feira a CNI (Confederação Nacional da Indústria). Segundo a entidade, o Inec (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor) atingiu 119,3 pontos em agosto. Valores acima de 100 indicam expectativa positiva.  

Em julho, o Inec havia ficado em 116,8 pontos. O maior valor já registrado pelo índice, cuja série histórica começou em 2001, foi o de dezembro do ano passado, quando ficou em 117,2 pontos. Segundo a CNI, o resultado foi puxado pelas expectativas de queda do desemprego e da inflação. O indicador que mede a evolução do desemprego para os próximos seis meses teve alta de 8,6% em agosto, atingindo o maior valor da série histórica. Segundo os métodos estatísticos da CNI, quanto mais alto for esse valor, mais ele indica a redução do desemprego e aumento de contratações com carteira assinada.

Já o otimismo dos entrevistados em relação à inflação subiu 8% em agosto ante julho, o que indica aumento da quantidade de consumidores que esperam uma redução do ritmo de alta dos preços. É o quatro crescimento seguido desse indicador, o que demonstra que o medo da elevação de preços ocasionada pelo cenário dos alimentos no começo do ano parece estar se dissipando.

Também houve alta nas expectativas sobre a situação financeira, de 0,7% em agosto, e no otimismo sobre compras de bens de maior valor (0,8%). Para a CNI, esses avanços modestos podem ser lidos como estabilidade. Contudo, reduziu o número de consumidores que reduziram as dívidas e esperam aumento nos rendimentos.

O Inec é uma pesquisa mensal elaborada pela CNI e realizada pelo Ibope Inteligência. Foram ouvidas 2.002 pessoas entre 18 e 21 de agosto.