Mídia Max | 2 de setembro de 2010 - 15:18

Artuzi sabia que esquema estava sendo gravado, diz Passaia

Nicanor Coelho

O prefeito de Dourados, Ari Artuzi, sabia que estava sendo filmado nos encontros com políticos e empresários locais, no suposto esquema de corrupção revelado pela Polícia Federal na Operação Uragano. É o que Eleandro Passaia, jornalista e secretário de Governo, teria confidenciado a um amigo.

Quando Passaia começou a fazer as gravações que culminariam na prisão de 28 suspeitos, ele teria comentado o fato com Artuzi. Mas o prefeito acreditava que aquilo serviria como instrumento de pressão contra os vereadores, ou seja, uma prova de que a Câmara estaria envolvida até o pescoço com as supostas fraudes em licitações públicas e cobrança de propina.

Como exemplo, o jornalista relembrou o caso em que o prefeito concedia entrevista a uma rádio local. Em um dado momento, um dos vereadores se incomodou com a atitude de Artuzi, que em seguida disse a Passaia: “Olha aí, ele não está sabendo” – uma referência ao plano supostamente arquitetado pelo prefeito.

Requintes de "James Bond"

Passaia teve auxílio da Polícia Federal para delatar o esquema, e para isso recebeu emprestado vários equipamentos sofisticados de gravação. O aparato - digno de um agente secreto - continha canetas e relógios com microfone e câmera embutidos. Os vídeos flagraram Ari Artuzi recebendo maços de cédulas de R$ 100 e 50, e a esposa dele, Maria Artuzi, fazendo sinal com os dedos de que queria dinheiro, e também recebendo altas quantias.

Frieza

O jornalista deve publicar um livro-reportagem, com cerca de 120 páginas, e que relata passo a passo como desarticulou o esquema em Dourados. O conteúdo “bombástico” deve revelar detalhes que talvez apenas a Polícia Federal saiba, como nomes de políticos citados durante as investigações.

Mesmo sabendo que a administração pública de Dourados estava prestes a ruir, Passaia teve calma para proteger sua família de eventuais perseguições, depois que o caso fosse à tona. O jornalista aos poucos retirou os parentes da cidade, e entregou a casa alugada por ele.