Fátima News | 1 de setembro de 2010 - 06:39

Empregados em lotéricas e despachantes querem 20% de reajuste

O SEAAC quer esse mesmo percentual para os empregados autônomos do comércio, em empresas de assessoramento, auditoria, perícias, informações, pesquisas e em empresas contábeis

Os empregados em agencias lotéricas, despachantes, representações comerciais, empresas contábeis, de assessoramento, perícias, informações e pesquisas de Mato Grosso do Sul querem 20% de reajuste salarial a partir de suas datas bases, que é 1º de novembro. Esse percentual foi aprovado em assembléia geral extraordinária realizada dia 27, pelo  sindicato que representa esses profissionais, o SEAAC – Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio e em Empresas de Assessoramento, Auditoria, Perícias, Informações e Pesquisas e de Empresas de Serviços Contábeis de Mato Grosso do Sul, ex-Sintraconta/MS, que ampliou suas bases e mudou de sigla.

Estevão Rocha dos Santos, presidente da entidade, informou que essa melhoria salarial reivindicada será encaminhada às respectivas classes patronais para ser aprovada. “Os salários de nossos trabalhadores estão baixos e precisamos avançar agora, no fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho 2010/11, estabelecendo pisos e reajustes dignos do bom desempenho desses profissionais”, comentou o sindicalista.

O presidente o SEAAC explicou que a partir de agora esse sindicato é quem vai representar categorias como das agencias lotéricas, despachantes e de representações comerciais, que antes eram representadas pela Fetracom/MS. “Queremos agradecer a representação dessa federação que por 13 anos defendeu os direitos dos trabalhadores nessas três áreas. A partir de agora a responsabilidade passa a ser nossa e certamente iremos defender com unhas e dentes os direitos dos trabalhadores; melhores condições de vida, de trabalho e de salário”, comentou Estevão Rocha.

O sindicalista explicou que de acordo com a Carta Sindical expedida em favor do SEAAC, no dia 21 de junho de 2010 (publicada no Diário Oficial da União em 17/06/2010), esse sindicato é quem passa a representar os empregados em agencias lotéricas, despachantes e em representações comerciais. “Temos agora uma grande responsabilidade que lutar bastante para que eles também sejam bem representados”, comentou.

A assembléia geral extraordinária do SEAAC elegeu membros da diretoria para formar a comissão de negociação. Estevão Rocha dos Santos, Hélio Cosmo Rodrigues e Leandro William Priamo, integram essa comissão que breve sentará com as respectivas classes patronais para negociar aumento salarial e do piso das categorias hoje fixados em torno de R$ 610,00.