Luiza Rodrigues / Fátima News | 31 de agosto de 2010 - 06:25

Educação mobiliza sociedade na elaboração PME em Fátima do Sul

Washington Lima / Fátima News

A Secretaria Municipal de Educação com assessoria da UNDIME – União dos Dirigentes Municipais de Educação, mobiliza a sociedade para elaboração do Plano Municipal de Educação – PME, num grande esforço pela melhoria da qualidade da educação em nosso município.

A primeira reunião de trabalho, ocorreu no dia 27/08/2010 (sexta-feira)  as 19:00 horas na Casa da Cultura, localizada na Praça Getúlio Vargas, sob a coordenação da Profª Ms. Maria Odete Amaral, Secretária Municipal de Educação e a participação de representantes do Poder Executivo, Diretores das Escolas públicas e privadas, Conselhos Municipais e Educação, de Saúde de Assistência Social e Conselho Tutelar, Fafs, Sindicatos representativos das categorias profissionais de professores e servidores municipais de Fátima do Sul- SIMTED e SINSERFAS, Presidentes das Associações de Bairros, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE-, Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais, IPREFSUL e Polícia Militar, além de técnicos da Secretaria de Educação.

A Secretária de Educação Maria Odete destaca a importância da participação efetiva de toda a sociedade, através dos representantes indicados, tendo em vista que o Plano Municipal se constitui em um avanço nas Políticas Públicas de Educação, com poder para ultrapassar diferentes gestões, uma vez tratar-se de um plano municipal e, não apenas de um plano de governo. Esclarece que o Plano será elaborado definindo metas para Educação Básica em suas diversas modalidades  e Educação Superior para próxima Década e, uma vez aprovado pelo Poder Legislativo e sancionado pelo Poder Executivo, legitima força de Lei Municipal.

Ao final da explanação sobre o que é o PME, foram formadas quatro comissões nas quais cada um dos participantes foi incluído: são as Comissões para: Pesquisa Documental, Pesquisa de Campo, Tabulação de Dados e a Consolidação e Sistematização do PME.

Novos encontros serão marcados para organização dos trabalhos nas diversas comissões, informou a Secretária que agradeceu a participação de todos os convidados e a Prefeita Ilda Machado pelo apoio que tem dado as atividades da Secretaria de Educação, em especial, nesta mobilização para elaboração do Plano Municipal de Educação.