TV Morena | 30 de agosto de 2010 - 14:45

Itaquiraí: Dois Vereadores são presos em operação da PF de Naviraí

Dos vinte mandados de prisão expedidos na Operação Tellus da Polícia Federal de Naviraí, apenas um não foi cumprido. Entre os detidos, estão o superintendente regional substituto do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Mato Grosso do Sul, Waldir Cipriano Nascimento, e dois vereadores de Itaquiraí: Joel José Cardoso e Arcélio Francisco José Severo, ambos do PDT.

A assessoria do Incra ainda não fez qualquer pronunciamento sobre o caso. Na operação, denominada Tellus, foram mobilizados 137 policiais para cumprimento dos mandados em Campo Grande, Naviraí, Dourados, Itaquiraí, Ivinhema, Nova Andradina, Batayporã e Angélica. Em São Paulo, os mandados estão sendo cumpridos em Cosmorama.

O grupo participava de esquema envolvendo projetos de reforma agrária na região Sul do Estado. Segundo a Polícia Federal, há indícios de fraudes na distribuição de lote e exclusão de imóveis da avaliação para reforma agrária. O prejuízo calculado é de R$ 12 milhões.

De acordo com o PF e MPF, ao longo das investigaçõe foram colhidas provas que confirmam as seguintes irregularidades:

- fraudes na distribuição de lotes nos assentamentos do complexo Santo Antônio, em Itaquiraí

- comercialização de lotes destinados à reforma agrária, com a regularização dessas transações pelos servidores do Incra

- manipulação de concorrências para aquisição de produtos e serviços comprados para os assentamentos com verbas públicas federais

- recebimento de propina por servidores do Incra para a exclusão de imóveis rurais de processo de avaliação para verificação de produtividade.