Notícias MS | 30 de agosto de 2010 - 12:45

Estado abre seleção para formação de sargentos da Polícia Militar

 O Estado de Mato Grosso do Sul abre esta semana as inscrições para ingresso no Curso de Formação de Sargentos (CFS) de Polícia Militar, em dois processos seletivos. Um deles é destinado a integrantes do quadro de cabo da PMMS que já tem antiguidade na carreira, e o outro é direcionado a soldados e cabos que já tenham o tempo mínimo de três anos na corporação.

Os editais foram publicados hoje (30) no Diário Oficial do Estado. As inscrições acontecem de 1º a 15 de setembro. O curso de formação terá duração de seis meses, com aulas no período diurno e atividades extra classe após às 18 horas.

Antiguidade

No edital da modalidade Tempo de Serviço/Antiguidade estão sendo oferecidas 150 vagas. Podem concorrer os detentores de cargo Cabo PM do Quadro QPPM Combatente com no mínimo doze anos de efetivo exercício na carreira. As inscrições serão efetuadas por comissão nomeada pelo Comando-Geral da Polícia Militar, na presença do candidato, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap), em Campo Grande.

O processo seletivo terá três fases, de caráter eliminatório: a seleção entre os que figuram na lista de acesso; o exame de saúde; e o exame de aptidão física. A classificação final será apurada por ordem decrescente de antiguidade e as vagas serão preenchidas pelos candidatos mais antigos.

Habilitação

          Em um segundo edital, serão selecionados 60 candidatos na modalidade Habilitação. As vagas são destinadas a integrantes dos cargos Soldado e Cabo/PMMS, estáveis, que já tenham o mínimo de três anos de tempo de efetivo serviço na carreira. Nessa seleção, as inscrições vão ser feitas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.concurso.ms.gov.br. Um formulário de inscrição online será disponibilizado para preenchimento nessa página eletrônica.

           O processo terá três fases: uma de prova escrita, eliminatória e classificatória; exame de saúde; e exame de aptidão física.  A data, horário e local da prova escrita serão divulgados posteriormente. Serão cem questões objetivas, sendo 70 abordando as disciplinas de Língua Portuguesa, História e Geografia do Brasil e de Mato Grosso do Sul, e Atualidade Brasileira, e 30 questões de Suficiência Polícia Militar.

            Formação

Os aprovados nos dois processos seletivos internos ingressarão no Curso de Formação de Sargentos, conforme o montante de vagas disponibilizadas. A formação terá duração de seis meses, e os que obtiverem aprovação no curso receberão a graduação e 3º sargento. Será considerado aprovado o candidato que obtiver média final igual ou superior a 50%; tiver freqüência mínima de 80% em cada uma das matérias; obtiver conceito de aptidão para o serviço policial militar igual ou superior a 50%.

          Os candidatos serão promovidos à graduação de 3º Sargento levando-se em conta a ordem de classificação obtida no curso, e serão lotados em qualquer das unidades da Polícia Militar no Estado. Entre as atribuições do cargo estão a de comandar destacamento, grupo, guarnição de radiopatrulha e a guarda de quartel; assessorar os oficiais na administração das atividades da unidade e participar na formação de policiais; e supervisionar o policiamento ostensivo e desenvolver processos e procedimentos administrativos militares.