Assessoria PF | 30 de agosto de 2010 - 07:28

PF e MPF do Mato Grosso do Sul deflagram Operação TELLUS

Foi deflagrada na manhã desta segunda-feira a Operação TELLUS, cujo objetivo é desmantelar esquema criminoso que atuava nos projetos de Reforma Agrária na região sul do Estado do Mato Grosso do Sul.

Para a Operação foram mobilizados 137 policiais e 51 viaturas para o cumprimento de 20 mandados de prisão e 25 mandados de busca.

Os mandados são para as cidades de Campo Grande, Naviraí, Dourados, Itaquiraí, Ivinhema, Nova Andradina, Bataiporã e Angélica, no MS, e na cidade de Cosmorama, em SP.

Participavam do esquema criminoso servidores do INCRA de Dourados e de Campo Grande, líderes de assentamentos e empresários fornecedores de produtos e serviços.

Ao longo das investigações, realizadas pela Polícia Federal de Naviraí e pelo Ministério Público Federal de Dourados foram colhidas provas que confirmam as seguintes irregularidades:

- fraudes na distribuição de lotes nos assentamentos do complexo Santo Antônio, em Itaquiraí;

- comercialização de lotes destinados à reforma agrária, com a regularização dessas transações pelos servidores do INCRA;

- manipulação de concorrências para aquisição de produtos e serviços comprados para os assentamentos com verbas públicas federais;

- recebimento de propina por servidores do INCRA para a exclusão de imóveis rurais de processo de avaliação para verificação de produtividade.


Segundo estimativa do Ministério Público Federal, o dano causado pela organização criminosa ao erário federal atinge o montante de R$ 12 milhões.