Itaporã Hoje | 27 de agosto de 2010 - 09:34

Indígena pega 23 anos pela morte de idoso em Itaporã

Foi realizado na tarde de quinta-feira (26), no Forum de Itaporã, o julgamento do indígena Sebastião Barbosa, 28 anos, residente na reserva indígena de Caarapó. Ele foi condenado à 23 anos de prisão pela morte do idoso Manoel Rodrigues Borges, de 81 anos, popularmente conhecido por “Mané Branco”, na noite do dia 07 de março de 2009.

O Conselho de Sentença acatou a denuncia do Ministério Público Estadual, condenando o indígena Sebastião Barbosa a 20 anos de prisão pela prática de Homicídio Qualificado, com base no art.121, §2º, II (motivo fútil) e IV (recurso que dificultou a defesa da vítima), do Código Penal, c/c art.61, inciso II, alínea h (vítima idosa), do mesmo codex; mais 03 anos de prisão pelo crime de Furto – art.155, do Código Penal.

O Crime

Conforme foi noticiado pelo jornal virtual Itaporahoje.com, e consta nos autos nº 037.09.00300-0, no período noturno do dia 07 de março de 2009, na propriedade rural, denominada Sítio Cedro, localizado no Travessão Antonio Rosa, Distrito de Bocajá, no município de Douradina, o acusado Sebastião Barbosa, desferiu vários golpes com uma barra de ferro contra a face da vítima Manoel Rodrigues Borges, “Mané Branco”, idoso com 81 anos de idade, provocando-lhe diversas lesões que foram a causa determinante de sua morte.

O fato ocorreu próximo ao poço de água da propriedade, logo após o idoso ter servido água ao indígena.

Após cometer o crime, o indígena arrastou o corpo do idoso para dentro da residência, visando assegurar sua fuga.

O indígena que já havia empreendido fuga, mas resolveu voltar ao local onde estava a vítima sem vida, e dela subtraiu a quantia de R$ 83,15 (oitenta e três reais e quinze centavos), dinheiro este usado para sua fuga.

Sebastião Barbosa foi preso pela Polícia Civil de Caarapó na tarde do dia 04 de junho de 2009 na aldeia Tey Cuê, daquele município.