Valéria Batista / Fátima News | 27 de agosto de 2010 - 08:10

Fono alerta professores de Jateí sobre os Cuidados da Voz

Em reunião no município de Jateí através da Secretaria de Educação, os professores da Rede Municipal de Ensino foram alertados sobre os Cuidados da Voz.

Sendo esta uma forma de prevenção, o fonoaudiólogo Wendel Martins reuniu com estes professores chamados profissionais da voz, na qual fazem parte das estatísticas de indivíduos que tem como seu instrumento de trabalho a voz, ou seja, dependem da voz para exercer a sua profissão. “Todo cuidado com a voz é essencial, sendo ela algo tão característico e importante como a nossa própria fisionomia” garante o fono.

O prefeito Arilson Targino (PSDB) enfatizou que o importante é manter a prevenção, seguindo as recomendações necessárias. “É bom que todos se conscientizem, mantendo a prevenção vocal, pois voz é um sinal de personalidade e estado emocional, na qual devemos tratá-la adequadamente”.

Ao término do encontro, como explica a Secretária de Educação Eleni Felipe, o fono Wendel deixou algumas dicas importantes, não apenas para os professores, mas sim a todos que desejam preservar e manter uma voz saudável. São elas: Não gritar, não falar por muito tempo; Não tomar água muito gelada; Evitar ingestão excessiva de café; Não use roupas e calçados muito apertados.  Beba bastante água, principalmente durante o trabalho vocal; Adquira o hábito de beber sucos de frutas cítricas; Mantenha a postura corporal correta ao falar e Cuide da saúde em geral.