Luiza Rodrigues / Fátima News | 27 de agosto de 2010 - 06:30

Fátima do Sul terá exames de Preventivo e Mama gratuito neste sábado

Rogério Sanches / Fátima News

A Prefeitura Municipal de Fátima do Sul, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde está realizando uma Campanha de Prevenção ao Câncer, realizando o Preventivo e o Exame Clínico de Mama, em todas as Unidades de Saúde, conforme um cronograma previamente estabelecido, de forma que cada Unidade será aberta um sábado por mês para viabilizar esses procedimentos.

Amanhã, sábado (28), estará aberta a Unidade de Saúde do O Pioneiro, funcionando das 8h às 17h, realizando o preventivo e o exame clínico de mama.

As demais unidades serão abertas seguindo o cronograma, sendo que:

Primeiro sábado de cada mês abrirá o  ESF Vila Educacional;

Segundo sábado de cada mês abrirá o ESF Central e Jardim Tatiane;

Terceiro Sábado de cada mês abrirá o ESF de Culturama e;

Quarto sábado do mês abrirá o ESF O Pioneiro.

Conforme salientou a Secretária de Saúde Priscila, a presença das mulheres nas Unidades de Saúde do bairro onde residem é fundamental, pois, a realização do exame clínico das mamas para mulheres de todas as faixas etárias, faz parte do atendimento integral à mulher e a detecção precoce da doença, facilita o tratamento, lembrando que para mulheres acima de 40 anos, esse exame deve ser realizado anualmente e, para aquelas na faixa entre 50 e 69 anos recomenda-se a realização de uma mamografia, pelo menos, a cada dois anos.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos nesse grupo. No Brasil, são esperados 49.400 novos casos em 2010, com risco estimado de 49 casos a cada 100 mil mulheres.

Embora seja considerado um câncer de bom prognóstico, trata-se da maior causa de morte entre as mulheres brasileiras, principalmente na faixa entre 40 e 69 anos, com mais de 11 mil mortes/ano (2007). Isso porque na maioria dos casos a doença é diagnosticada em estádios avançados.

Para reverter esse quadro, a Secretaria de Saúde desenvolve essa campanha e disponibiliza em linguagem acessível todas as informações necessárias para o planejamento de ações de controle da doença, caso seja detectada e, encaminhamentos para outros exames que se fizerem necessários.