MS Notícias | 24 de agosto de 2010 - 15:30

Comércio de pescados sobe em MS e exportação cai

O Serviço de Fiscalização de Produtos de Origem Animal da superintendência Federal de Agricultura no Mato Grosso do Sul, registrou de janeiro a julho um aumento de 45% no recebimento de pescados de pisciculturas, na plataforma de abate do SIF 2985 de Itaporã/MS, o único com Inspeção Federal no Estado.

Nesse período foi registrado o recebimento para abate de 1.063 toneladas de peixes, contra 730,5 toneladas em 2009. As vendas de pescado sul-mato-grossense para o mercado interno também reagiu positivamente, registrando aumento de 39% no mesmo período, conforme dados do Sistema de Gerenciamento do Serviço de Inspeção Federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SIGSIF/MAPA).


Até o mês de julho, Mato Grosso do Sul já havia comercializado 447.8 toneladas de filés, costelinhas e postas de Pintado, Pacu e Tilápia para os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande de Sul e Brasília. No mesmo período do ano passado o mercado interno absorveu 322.4 toneladas. As exportações de pescado processado por via aérea para a Alemanha, Suíça e Estados Unidos, embarcados semanalmente por meio da UVAGRO/SFA/MS do Aeroporto Internacional de Campo Grande, tiveram queda de aproximadamente 30% neste primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado.