Portal MS | 23 de agosto de 2010 - 16:40

Venda a prazo ou parcelada dobra nos supermercados

A facilidade de crédito na praça, tem muita gente fazendo compra de mês a prazo e com isso fica difícil manter o controle das finanças. A venda de comida a prazo com cartão de crédito ou parcelada em várias vezes dobrou nos supermercados. Os responsáveis por este aumento são os consumidores das classes C, D e E.

Acostumados a usar o cartão na hora de comprar e parcelar bens duráveis, os brasileiros passaram a comprar alimentos também a prazo. As vendas com cartões de crédito nos supermercados dobraram nos últimos cinco anos e hoje representam 40% do faturamento do setor. Não é para menos. Mais da metade da população tem cartão de crédito ou de loja. Boa parte nas classes C e D. São elas as responsáveis por esse aumento.

Economistas lembram que o consumidor deve ficar atento aos juros que são em média de 10% ao mês. É uma taxa tão alta que equivale ao dobro da inflação de um ano inteiro. Os juros mensais para compras parceladas de alimentos são em média de 6%. Isso sem falar nos juros do crédito rotativo.

Ou seja, aqueles que são cobrados quando o consumidor paga apenas uma parte do valor da prestação. Esse chegam a 12% ao mês. Tem que ter muito cuidado para não perder o controle dessa conta.