Conjuntura Online | 20 de agosto de 2010 - 06:30

Escola Técnica de Dourados abre em 2012

Em fevereiro de 2011 começa a construção da escola técnica de nível médio em Dourados. A data foi anunciada pela secretária de estado de educação, Cheila Vendramini, em visita ao secretário municipal de educação, Edmilson Dias de Morais e o prefeito Ari Artuzi (PDT).

A construção da escola faz parte do Programa Brasil profissionalizado do Ministério da Educação e Cultura, em parceria com os governos de estado e municípios. O valor previsto para a obra é de R$ 12 milhões distribuídos entre a construção e a infra estrutura.

Em 2012, cerca de 500 estudantes já poderão estudar na escola técnica que, além das salas de aulas, terá ginásio, auditório e laboratórios. A escola vai oferecer o ensino médio integrado com o profisisonal.

Cursos como biocombustivel, informática, e manutenção de máquinas farão parte do currículo, que será modificado, à medida em que atender a demanda. “Vamos oferecer cursos técnicos porque aqui em Dourados tem essa necessidade.

As questões econômicas da região estimularam a criação desta escola. Como a procura pelos cursos técnicos é grande, e a maioria não tem condições financeira para cursar em instituições privadas, a Secretaria de Estado de Educação firmou o convênio com o município de Dourados, que doou o terreno para a construção da escola”, destaca Cheila Vendramini.

A intenção de oferecer um curso de nível médio e profissionalizante é melhorar a qualidade no ensino. “A aprendizagem ganha maior significado quando o estudante consegue entender na prática, aquilo que é ensinado teoricamente”, avalia o secretário municipal de educação, professor Edmilson Dias de Morais.

Até 2011, o programa investirá recursos da ordem de R$ 900 milhões aos estados e municípios que ofertam educação profissional no país.

“Aqui em Dourados, a prefeitura fez doação do terreno e vamos deixar pronto para a construção desta escola, que será muito importante para a população jovem do nosso município”, destaca o prefeito Ari Artuzi.