Demerval Nogueira / Fátima News | 19 de agosto de 2010 - 11:12

Glória de Dourados faz coleta seletiva de resíduos sólidos

Demerval Nogueira / Fátima News

    A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (SEDS) via Divisão de Meio Ambiente (DIMA) vem desenvolvendo em Glória de Dourados, o projeto de coleta seletiva de resíduos sólidos. O projeto mencionado abrange toda a área municipal, especialmente as áreas habitadas e órgãos públicos de forma em geral, e vem obtendo êxito absoluto, com referência especial na coleta de produtos, com possibilidades de serem devidamente reciclados ou reutilizados, caso específico de papéis, plásticos, vidros e metal. A coleta desses materiais acontece todas as terças-feiras através de uma equipe responsável pelo trabalho, onde recolhem os materiais armazenados em sacos plásticos e colocados em frente das residências e órgãos.

 Após a coleta, cada família recebe um novo saco para continuar fazendo a separação. A coleta seletiva tem sensibilizado a comunidade gloriadouradense, tendo em vista que, também é um processo de Educação Ambiental, e faz com que, cada família assuma sua parcela de responsabilidade quanto ao descarte correto dos resíduos. Os materiais após serem coletados, são devidamente separados e encaminhados para a reciclagem. A geógrafa do DIMA, Marla Camila Brugnerotto esclarece, “com este trabalho que vem sendo realizado, o lixo orgânico e higiênico tem sofrido drástica diminuição no que se refere às embalagens descartáveis, pois, os materiais estão sendo descartados em local devidamente preparado”.

Ainda sobre o meio ambiente o município de Glória de Dourados trabalha de forma consorciada com outros municípios, com o objetivo de construir o Aterro Sanitário, sendo que, o terreno adquirido já se encontra em nome do município de Glória, localizado na altura do km 05, nascente, 3ª linha. O chamado “Lixão” está cercado e terminantemente proibido a entrada de pessoas no local e, brevemente será desativado, bem como, já está praticamente elaborado o Projeto de Recuperação de Área Degradada (PRAD), que tem por objetivo recuperar as áreas que necessitam de transformações e adequações de conformidade com o que estabelecem as leis e normas ambientais.

Os responsáveis pela Divisão de Meio Ambiente esperam a regulamentação da Lei de Resíduos Sólidos, que entrará em vigor dentro de aproximadamente três meses. Para a bióloga e diretora do DIMA, Maria Aparecida Furtuoso Gomes, “esta nova lei oferecerá oportunidades de negócios, investimentos e empregos, em função de uma determinação legal que tem efeitos positivos para o meio ambiente, a saúde pública e a economia do município, bem como, de todo o território nacional”. A bióloga, juntamente com sua equipe de trabalho vem acompanhando a coleta seletiva e mantendo um diálogo aberto com a população e destaca, “a população, de forma ampla tem demonstrado interesse e satisfação com o projeto, porque sempre manifestaram interesse em separar o lixo, porem, não havia coleta seletiva e, hoje é bem diferente e muito mais confortável”.

Entretanto, é necessário que as famílias e responsáveis por órgãos públicos continuem separando o lixo e colaborando com a equipe do DIMA, sendo que, todas as terças a equipe especializada e composta por 10 pessoas uniformizadas durante o exercício das atribuições, que fazem à coleta seletiva, recolhendo os produtos especialmente armazenados e colocados no local de costume. A coleta é importante porque esses materiais, papel, plásticos, vidros e produtos metálicos, entre outros levam décadas e até centenas de anos para a decomposição, ficando a mercê do tempo e poluindo o meio ambiente, principalmente os mananciais. Com a coleta seletiva diminui o lixo descartável e, consequentemente são reciclados e reaproveitados possibilitando ainda, a geração de renda. Por isto o DIMA agradece a todos aqueles que colaboram neste trabalho, afinal todos nós somos responsáveis pelo meio em que vivemos.