29 de novembro de 2004 - 15:54

Governo realiza 1º encontro do curso de Libras na UFMS

Para discutir as questões que dizem respeito ao ensino da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), através do Departamento de Letras, e a Secretaria de Estado de Educação (SED), através do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às pessoas com Surdez (CAS), realizam de hoje até amanhã, no anfiteatro do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), o 1º Encontro do Curso de Libras em Contexto, voltado ao universo acadêmico.

Sob o tema “A universidade e o surdo: um encontro inevitável”, o evento discutirá as questões que permeiam o ensino da Libras em todos os níveis de ensino. Cerca de 200 pessoas, entre diretores de escolas que trabalham com alunos surdos, entidades que atuam na formação de instrução dos surdos e representantes de universidades, participam do encontro. “Não basta falarmos sobre inclusão dos surdos apenas no contexto da educação básica. É preciso ampliar as discussões, fazendo uma abordagem, também, do acesso do surdo à universidade”, afirma a coordenadora do CAS, Cícera Celma Cosmo de Arruda.

O 1º Encontro do Curso de Libras em Contexto aborda as perspectivas lingüísticas (caminhos percorridos e os novos desafios) da Libras, sistematização do ensino dessa linguagem e o papel do instrutor surdo e o ensino da Libras. Além disso, haverá a exposição de painéis e mesas redondas e debates sobre a temática da surdez. Entre os ministrantes, estão a professora doutora Maria Emília Borges Daniel, a coordenadora estadual do Programa Nacional de Apoio à Educação de Surdos, professora Shirley Vilhalva, a professora da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Maria Luiza Arruda de Almeida Serra, além de acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia e instrutores de libras que atuam na Capital e no interior.

O encontro é uma conseqüência do projeto de extensão da UFMS Libras em Contexto, que, durante todo o ano, ofereceu o curso básico de linguagem de sinais a cerca de 20 alunos dos cursos de Pedagogia e de Letras. O CAS/SED cedeu os profissionais para atuarem no curso, que teve a primeira edição este ano. “Nosso objetivo é formar multiplicadores”, observa o acadêmico de Letras, coordenador do curso e membro da comissão de educação especial da UFMS, Oldemar Cabanhe. Em 2005, o objetivo é expandir o curso para outras licenciaturas e para a comunidade.

As atividades se estenderão hoje pela tarde e noite no Anfiteatro do CCHS da UFMS. Amanhã, será retomado o encontro a partir das 18h. Outras informações pelo telefone 325-6611.
 
 
Agência Popular