Uol Esportes | 13 de agosto de 2010 - 07:28

Goiás ofusca estreia de Renato e avança na Sul-America

A festa para estreia de Renato Gaúcho como técnico do Grêmio foi ofuscada pelo Goiás. Nesta quinta-feira, no Olímpico, os goianos venceram o Grêmio por 2 a 0 e estão classificados para a próxima fase da Copa Sul-Americana. Os comandados de Emerson Leão empilharam chances de gol, seguraram o ímpeto do oponente no segundo tempo e contaram com a falta de entrosamento e treinamento na nova formação gremista. Ao final do jogo os torcedores vaiaram os atletas, mas aplaudiram Renato.

O Grêmio completou a nona partida oficial sem conquistar uma vitória e perdeu a chance de chegar na Libertadores da América de 2011 via Copa Sul-Americana. Os gaúchos seguem sem passar da fase nacional da competição. O Goiás, por sua vez, deu o primeiro passo para sair da crise pela qual passa e interrompeu um jejum de sete jogos.

Com a chegada prematura do novo treinador, o Grêmio sofreu com a falta de entrosamento no sistema 4-5-1. Enquanto isso o Goiás se aproveitou da fragilidade do oponente. Em um jogo de poucas oportunidades, o Goiás foi mais efetivo nos primeiros minutos. A primeira chance dos goianos foi convertida por Amaral. A vantagem obtida pelo Grêmio por ter marcado gol no Serra Dourada durou somente oito minutos. O 1 a 1 que garantia o Grêmio na próxima fase até com um 0 a 0 foi por água abaixo.

O silêncio tomou conta do Olímpico que estava em festa desde a chegada de Renato. O nervosismo dos torcedores chegou ao time que seguiu criando pouco. O Goiás se manteve perigoso e Everton Santos perdeu boa chance aos 30.

Somente de fora da área e esporadicamente os donos da casa tentaram algo e o time visitante fazia algo semelhante ao feito pelo Grêmio no Serra Dourada, ou seja, se mantinha seguro.

Aos 37 minutos Neuton e Marcelo Grohe não se entenderam, o zagueiro tentou um recuo e o goleiro saiu, a bola foi para fora. A chance mais clara, porém, ocorreu aos 44 minutos do primeiro tempo. Rafael Marques também recuou errado, Marcelo Grohe foi driblado e Bernardo perdeu uma chance claríssima. Rafael Toloi ainda desperdiçou outra oportunidade antes do árbitro encerrar o primeiro tempo para alívio dos gremistas.

Primeiro intervalo adverso para Renato Gaúcho

Renato Gaúcho não fez nenhuma alteração no time, mas a nova postura do Grêmio foi vista já nos primeiros minutos do segundo tempo. Com mais mais vontade e abusando das jogadas de flanco o Grêmio incendiou o torcedor e deu indícios que poderia virar o jogo. Quatro minutos depois Maylson teve mais uma chance clara e perdeu novamente.

Assustado, o Goiás procurou se defender e segurar o ímpeto dos primeiros minutos do Grêmio. Sem pressa, o time goiano passou a valorizar cada minuto por estar com a classificação nas mãos.

Lance polêmico e gol anulado

Aos 30 minutos o Grêmio comemorou um gol. Jonas ganhou de cabeça, dividiu com Harlei e a bola sobrou para André Lima marcar. O lance foi validado pelo auxiliar Ednilson Corona, mas anulado pelo árbitro Paulo Cesar de Oliveira. Em vez de correr para o meio, como fez o bandeirinha, o juiz foi até o colega, conversou com ele e assinalou impedimento para reclamação dos gremistas.

O Grêmio não se acuou com o gol anulado, seguiu pressionando como em todo o segundo tempo. Renato usou as três substituições e empurrando o time para cima, mas foi o Goiás que marcou. Em um contragolpe, Everton Santos driblou o marcador e venceu Marcelo Grohe, encerrando as chances do Grêmio.

Grêmio e Goiás voltam a se enfrentar neste domingo, às 16h, no Olímpico pelo Brasileiro. Ambos são adversários diretos para sair da zona do rebaixamento.