Folha Online | 12 de agosto de 2010 - 16:07

Justiça nega transferência de Fernandinho Beira-Mar para o Rio

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região negou na última terça-feira o pedido de transferência de Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar para um presídio do Rio. Atualmente, Beira-Mar está preso na Penitenciária Federal de Campo Grande (MS).

Em dezembro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal também já tinha negado a transferência. Condenado por tráfico de drogas, ele é apontado também como um dos líderes da facção criminosa Comando Vermelho, que age no Rio.

O procurador regional da República Pedro Barbosa Pereira Neto, autor do parecer contra a transferência, citou em sua fundamentação o relatório da Secretaria de Segurança Pública do Rio, que aponta Beira-Mar como líder do Comando Vermelho, além de citar seu histórico em presídios estaduais, como no Bangu 1, onde liderou uma rebelião por 23 horas que culminou na morte de três detentos, dentre eles um traficante rival.

Ele ainda lembrou que investigação da Polícia Federal mostrou que, mesmo preso, Beira-Mar continuou comandando as atividades de seu grupo criminoso. Ele ainda completou afirmando que deve "considerar os elementos que indicam com razoável segurança que o paciente tem no crime a sua forma de vida, pois embora preso encontrou meios de continuar a delinquir e a manter contato com agentes do crime, tudo a evidenciar que não se afastou das atividades ilícitas que gerou sua prisão anos atrás."