IBGE | 12 de agosto de 2010 - 08:10

IBGE começa contar população indígena do Mato Grosso do Sul

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deu inicio no dia 1° de agosto ao 12° Censo Demográfico Brasileiro que tem como objetivo percorrer 8.514.876,599 km² do território nacional, nos 5.565 municípios brasileiros, com a tarefa de contar quantos somos e saber como vivemos.

A população indígena também estará inserida nesta contagem, e pela primeira vez, estarão entre os recenseadores para que os mesmos possam levantar a quantidade populacional e demais características de suas comunidades. Os indígenas que passaram pelo processo seletivo serão responsáveis pela pesquisa em suas aldeias e outras localidades da mesma região.

De acordo com o Presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena de Mato Grosso do Sul (CONDISI-MS), Fernando Silva Souza, a presença de índios como recenseadores nas comunidades é de fundamental importância, pois eles conhecem a cultura de seu povo, a geografia do local onde vivem e são próximos do público que será analisado.

Mato Grosso do Sul possui a segunda maior população indígena do país, perdendo apenas para o estado do Amazonas, de acordo com Censo realizado pela Fundação Nacional de Saúde de MS, divulgado em 30/01/2010, a população é de 67.574 indivíduos, distribuídos em 75 aldeias espalhados por 29 municípios do Estado.

Segundo o coordenador regional da FUNASA/MS, Flavio Britto, o novo censo realizado por um instituto ofical como o IBGE, traz consigo uma riqueza de detalhes que proporciona uma visão amplificada de nossa população indígena, garantindo assim a excelência dos serviços da Fundação Nacional de Saúde a todos estes indivíduos.