Adauto Dias / Glória News | 9 de agosto de 2010 - 06:10

Arceno é o 1º recenseado no Censo 2010 em Glória de Dourados

Adauto Dias / Glória News
No município de Glória de Dourados o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) iniciou na última segunda feira, os trabalhos do Censo 2010 entrevistando o prefeito Arceno Athas Junior (PSB) em seu gabinete.
 
Glória de Dourados tem 17 setores censitários: (10 urbanos e 07 rurais), para 09 recenseadores, sua população segundo estimativa de 2009 é de 9.894 habitantes, com o Distrito Guassulândia e sua área rural respondendo ao questionário.
 
Alem dos 09 recenseadores, o IBGE conta com o Coordenador de subárea, Fernando Cesar Fruguli Moreira, o Agente Censitário Municipal, Caio Fábio Machado de Aquino e a Agente Censitário Supervisor, Tânia Regina Jacinto Santos no Posto de Coleta  - Censo Demográfico 2010 – Glória de Dourados.
 
O prefeito Arceno Athas ressaltou a importância do censo 2010 em Glória de Dourados, “já que a estimativa de 2009 foi de 9.894, estamos esperançosos para que o município esteja com o numero superior a 10.180 habitantes e assim passarmos de 0,6 para 0,8 na alíquota do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), o  que nos dará um acréscimo de 700 a 800 mil reais nos recursos financeiros a serem transferidos do governo federal para o município”.
 
Ainda Arceno, “Estamos dando todo suporte para que os recenseadores possam fazer um ótimo trabalho, e na esperança de  que os resultados possam suprir nossas expectativas quanto ao crescimento no numero de moradores do município”. 
 
Toda a coleta de dados que será realizado em todos os domicílios de Mato Grosso do Sul, será levantada pelo recenseador do IBGE que percorrerá sua área de trabalho várias vezes seguida até encontrar seus moradores. O recenseador será identificado através de sua vestimenta (colete e boné do Censo 2010), pelo aparelho de coleta de dados (PDA) e por seu documento de identificação (crachá com nome e foto). O IBGE dispõe também de um número de telefone gratuito (0800-721-8181) para confirmação se a pessoa é mesmo recenseador  (a) do IBGE.
 
Fazer o Censo 2010 é uma responsabilidade do IBGE e também da sociedade que ao colaborar com o recenseador cumpre o seu papel de cidadão. A lei 5.534 de 14/11/1968, dispõe sobre a obrigatoriedade de prestações de informações estatísticas. O texto do art. 1° estabelece que toda pessoa natural ou jurídica de direito público ou de direito privado que esteja sobre a jurisdição da lei brasileira é obrigada a prestar informações solicitadas pelo IBGE. A não prestação de informações poderá gerar multa de 10 (dez) vezes o maior salário mínimo vigente no país.
 
Os primeiros resultados sobre a população brasileira por sexo (número de homens e mulheres) e a situação do domicílio (quantos moram em área urbana e rural) serão divulgados em Dezembro de 2010. A partir de 2011 o IBGE divulgará de forma gradativa as demais informações.