Conjuntura Online | 7 de agosto de 2010 - 06:37

Presidenciáveis vêm reforçar candidatura de Zeca e André

Os candidatos ao Palácio do Planalto – José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) – já  programaram em suas agendas a data para vir a Mato Grosso do Sul.  O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), vice na chapa petista, confirmou sua vinda a Campo Grande na próxima sexta-feira (13).

Temer vem reforçar a campanha do ex-governador Zeca do PT, que também irá recepcionar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, principal cabo-eleitoral de Dilma Rousseff, no próximo dia 24.

A vinda da candidata do PT ao Estado deve ocorrer em setembro, mas ainda são cogitações, uma vez que assessores do ex-governador estão negociando. 

O comando da campanha petista acredita que a visita de Lula a Mato Grosso do Sul será importante para alavancar a candidatura de Zeca rumo ao Parque dos Poderes devido ao elevado índice de popularidade do presidente da República.

Atualmente, Zeca é o segundo colocado nas pesquisas de intenções de voto até agora realizadas, conforme atestam os institutos Ibrape, Ipems e Ibope, que apontam vitória em primeiro turno do governador André Puccinelli (PMDB). O último colocado é o comerciante de Campo Grande, Ney Braga (PSOL). 

Em entrevista à imprensa na Capital, nesta sexta-feira, Zeca declarou que estará ao lado de Temer no próximo dia 13, quando o candidato a vice-presidente na chapa da petista estará na sede da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul). 

Segundo ele, o adversário peemedebista é quem está errado em relação ao direcionamento nacional do partido de Temer.

“Eu vou estar sim com eles lá, já que quem está errado é o Puccinelli que traiu o PMDB nacional e se beneficiou do dinheiro federal prometendo que estaria com eles no projeto nacional”, disse.

A vinda de Temer foi articulada pelo senador Valter Pereira (PMDB), um dos coordenadores da campanha de Dilma no Estado.

Antes de promover grandes atos públicos com a presença dos presidenciáveis, André e Zeca continuam percorrendo o Estado. Ao mesmo tempo em que fazem corpo a corpo pelas ruas centrais e periferia das cidades por onde passam, eles têm priorizado o lançamento de candidaturas e inauguração de comitês dos candidatos a deputado estadual e federal.

Na semana passada, Zeca prestigiou o lançamento da candidatura do advogado Gerson Claro (PDT) à Assembléia Legislativa em Sidrolândia, enquanto André foi a inauguração do comitê central do deputado estadual Londres Machado (PR), na noite de quinta-feira.

PSDB

Vice-presidente nacional do PSDB e coordenadora da campanha do tucano José Serra, a senadora Marisa Serrano garantiu nesta sexta-feira, em Dourados, que o ex-governador paulista também virá a Mato Grosso do Sul.

Em entrevista em Dourados, Marisa mostrou segurança quanto ao apoio de diferentes setores à candidatura de José Serra. "Há engajamento de pessoas, uma mobilização de grupos".

A senadora aposta da eleição do tucano, baseada em números. "Serra tem patamar consolidado, entre 35% a 40%, e daqui para frente ele só vai crescendo. Dilma não tem voto próprio, mas sim de pessoas ligadas a ela”, previu. Já Serra terá votação esplêndida em Mato Grosso do Sul, como em todo País", emendou.