Folha | 6 de agosto de 2010 - 16:38

Aliados usam Twitter para analisar desempenho de candidatos

Se o Twitter viesse com manual de instruções para políticos, as instruções desta quinta-feira indicariam algo mais ou menos assim: "Ressalte o lado bom de seu candidato, ataque os tropeços do rival". Após o debate da TV Bandeirantes, aliados dos presidenciáveis Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) usaram o microblog para analisar o desempenho dos candidatos.

No Twitter dos aliados de Serra, eram comuns menções a uma Dilma nervosa e gaguejante. O presidente do PSDB, Sérgio Guerra, fez a seguinte análise: "Serra arrasou, passou mais fluência e confiança. Dilma fala em círculos, sempre a mesma coisa. Ficou claro que Dilma não é Lula".

Para Guerra, "não há dúvida" de que Serra venceu o debate. "Estamos orgulhosos do nosso candidato, nos animou ainda mais", escreveu. Ao que o presidente do PT, José Eduardo Dutra, ironizou, também no Twitter: "Ok, Sérgio Guerra, eu sei que você também acredita que o Jarbas vai ganhar em Pernambuco". No Estado nordestino, região onde Serra tem desempenho dos mais fracos, Jarbas Vasconcelos (PMDB) é candidato a governador com apoio da chapa tucana.

Na opinião de Marta Suplicy, candidata do PT paulista ao Senado, o saldo negativo do debate ficou com o candidato tucano. "Serra terminou com um discurso de derrotado, e Dilma, com um discurso da esperança e do futuro."