Campo Grande News | 6 de agosto de 2010 - 10:54

MS está entre os 17 estados que barraram “fichas sujas”

Mato Grosso do Sul está entre os 17 estados brasileiros que já indeferiram até o momento registros de candidatos “fichas sujas”.

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) já “barrou” as candidaturas de Éder Brambilla (PTN), ex-prefeito de Corumbá que pretendia disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa, e José Tomaz da Silva, do PHS, candidato a deputado federal.

Os outros 16 estados a impedir que candidatos “ficha suja” disputem as eleições deste ano são: Acre, Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins.

Juntos, todos os Estados “barraram” 65 candidatos com condenações transitadas em julgado na Justiça. Minas Gerais lidera o ranking de indeferimentos com base na Lei da Ficha Limpa. Ao todo, 16 candidatos foram barrados no Estado em virtude da nova legislação, conforme levantamento da Folha de São Paulo.

Os TREs de todo o Brasil têm até hoje para julgar todos os pedidos de impugnação e decidir se as candidaturas serão deferidas ou não. Os derrotados ainda podem recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

A corte tem até o dia 19 de agosto para julgar os casos. Depois de vencido este prazo, candidatos, Ministério Público Eleitoral e partidos políticos ainda podem recorrer ao STF (Superior Tribunal Federal).
iniciaCorpo("12;11;14;12;16;13;18;14");