Agência Brasil | 5 de agosto de 2010 - 13:01

Número de falências em julho é o menor para o mês desde 2005

O número de falências decretadas no país chegou a 53 em julho, uma queda de 20,9% na comparação com o total registrado em igual período do ano passado (67). Os pedidos de falência somaram 177, com redução de 13,1% em relação a julho de 2009, quando foram feitos 216 requerimentos.

O volume de ações no mês passado e o total de falências decretadas são os menores para o período desde 2005, quando entrou em vigor a nova Lei de Falências, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações, medido pela empresa de consultoria Serasa Experian.

Na comparação com junho deste ano, no entanto, o total de pedidos de falência cresceu 18,8% em julho.

Micro e pequenas empresas lideram a lista de pedidos, com 112. Em seguida vêm as médias, com 36 requerimentos e as de grande porte, com 29. Em relação ao total de falências decretadas, as micro e pequenas empresas também estão no topo, com 50 pedidos acatados pela Justiça. Dois foram de estabelecimentos de médio porte e apenas um foi de grande empresa.

Para os analistas da Serasa Experian, esse desempenho reflete o melhor momento econômico vivido pelo país desde julho do ano passado, quando, segundo eles, teve início o processo de recuperação dos efeitos da crise financeira internacional.

A entidade lembra que ainda existem empresas em dificuldades, em função de problemas setoriais como exportadoras de produtos cotados no mercado internacional e que tiveram baixas de preços por queda de demanda no mercado externo.