Agência Brasil | 4 de agosto de 2010 - 07:03

Conab apoia comercialização de mais 2 milhões de toneladas de milho

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) fará nesta quinta-feira (5) mais um leilão para apoiar a venda de 2,03 milhões de toneladas de milho. As operações serão feitas por meio de Prêmio de Escoamento de Produto (PEP), pago ao arrematante que se compromete a comprar o produto por um preço mínimo diretamente do produtor ou cooperativa e transportá-lo até uma das regiões estabelecidos pelo governo.

O leilão, feito pelo Sistema de Comercialização Eletrônica da Conab, apoiará a venda de milho produzido em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, no Paraná e Distrito Federal. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), já foi apoiada, por meio de nove leilões, a comercialização de 7,8 milhões de toneladas de milho da safra 2009/2010, ao preço de R$ 541 milhões.

O total leiloado pode chegar a 12 milhões de toneladas caso o Mapa considere necessário continuar apoiando a comercialização devido aos valores de mercado praticados em alguns estados, abaixo dos preços mínimos estabelecidos pelo governo.