Valéria Batista / Fátima News | 3 de agosto de 2010 - 18:20

Prefeito empossa novo Conselho Municipal de Saúde de Jateí

Assessoria

Os novos membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS), de Jateí foram empossados pelo prefeito Arílson Targino (PSDB). A cerimônia realizada no Centro Social contou também com a presença do secretário de Saúde, Geberson Alves.

O CMS é composto por membros efetivos e respectivos suplentes, e dele fazem parte representantes dos usuários de serviços de Saúde; prestadores de serviços públicos e privados, no âmbito do SUS e de segmentos dos trabalhadores em Saúde. Eles foram eleitos para exercer a função durante o biênio de 2010/2012, sob a presidência de Juciene de Melo Ramos Souza e da vice Andréia Colombo de Moura.

Ao empossar os novos conselheiros, Arilson Targino fez questão de salientar que os investimentos em Saúde Pública do município aumentaram em mais de 100% devido a demanda estar crescendo acima do esperado. “Nosso maiores investimentos teem sido em medicamentos e materiais de saúde. Sendo assim, os novos membros terão a função de repassar isso para a população, demonstrando que trabalhamos buscamos melhorias, sempre dentro de nossas possibilidades” diz o prefeito, garantindo ainda que "as verbas em Saúde estão sendo bem aplicadas no município de Jateí". 

Por sua vez, o secretario de Saúde Geberson Alves pediu responsabilidade e atitude para atingir o melhor possível na área da Saúde, recebendo sugestões, elogios ou até mesmo criticas. “O conselho tem como finalidade atuar na formulação de estratégias e no controle da execução das Políticas Municipais de Saúde”.

Compete ao CMS propor critérios e aprovar a criação de comissões técnicas, de caráter permanente ou temporário, necessárias ao efetivo desempenho das atribuições do conselho; fiscalizar a movimentação e destinação de todos os recursos financeiros do Fundo Municipal de Saúde; e tomar as medidas necessárias para a permanente orientação dos usuários sobre os serviços oferecidos pelas unidades de saúde, entre outras ações.