Fátima News | 3 de agosto de 2010 - 16:11

Ivinhema aumenta produção de urucum

Paulo César

Dados da Agraer apontam que a estimativa de produção no Município é de 40 toneladas de grãos de urucum para esta safra.

A agricultura familiar no Município tem crescido muito nos últimos anos. Várias culturas têm se destacado. Entre elas, mandioca, goiaba, café, leite e mais recentemente o urucum, conhecido popularmente como colorau. Somente em Ivinhema, a estimativa é para que sejam colhidos 40 toneladas de grãos. A colheita começou na segunda quinzena de julho e deve se estender até os próximos dias. 

O Engenheiro Agrônomo e prefeito de Ivinhema, Renato Câmara, destaca a importância de uma atividade como esta. “O urucum, como outras culturas específicas de pequenas propriedades, faz esse papel de modernização da atividade agrícola em Ivinhema, demonstrando que é possível ter renda e qualidade de vida para a família rural”.

De acordo com dados da Ampagov - Associação de Moradores Pecuaristas e Agropecuários da Gleba Ouro Verde a produção local já está toda vendida para a empresa Urucum do Brasil, localizada no Estado de São Paulo. “Estamos muito contentes porque aqui deu certo. Comecei a plantar há três anos e o resultado é cada vez maior”, disse o produtor e um dos membros da Associação, Edmilson Gonçalves.

O coordenador técnico da Agraer do município, José Simeão do Nascimento Filho, explica que o cultivo de urucum pode ser cada vez mais produtivo. “Um dos fatores que são favoráveis para essa cultura em nosso município é o clima. Outro aspecto interessante de observarmos é fazer a adubação corretamente. Isso, consequentemente aumenta a produção de maneira significativa”.

Incentivos – A prefeitura de Ivinhema tem apoiado cada vez mais os produtores para que a agricultura familiar se torne referência. Tanto que o Município vem desenvolvendo várias ações. A cidade recebeu a Caravana Mais Alimentos, no mês de Junho, evento este que contou com a participação de mais de 2 mil pessoas de diferentes lugares do país.

Uma outra ação marcante do prefeito Renato Câmara foi acompanhar produtores de café de Ivinhema ao Estado de Minas Gerais, em maio deste ano. Eles visitaram a região que produz o Café do Cerrado e que exporta para mais de 12 países, inclusive Japão e paises da Europa. A visita teve como um dos objetivos compartilhar tecnologias de produção.