Fátima News | 30 de julho de 2010 - 12:10

Setor moveleiro de MS participa de Formóbile em São Paulo

Formada por pequenos fabricantes localizados no entorno das capitais, a indústria moveleira na região Centro-Oeste emprega 50 mil trabalhadores e busca se firmar como produtora de bens de consumo e criar uma identidade regional como fabricante de mobiliário.

Em Mato Grosso do Sul os empresários buscam o fortalecimento por meio da articulação e da participação em feiras e eventos. Nesta sexta-feira, dia 30 de julho, 50 empresários do Estado participam no Formóbile (4° Feira Internacional de Fornecedores da Indústria de Madeira e Móveis), realizada no Hotel Boulervad São Luis, em São Paulo.

No evento, que é a maior feira do segmento moveleiro da América Latina, empresários e funcionários estão conhecendo a produção de outras localidades e participam de palestras e oficinas direcionadas. Além de conferir as novidades do setor, como máquinas, equipamentos e novas tecnologias, o grupo visita ainda a fábrica Fórmica e participa de rodadas de negócios.

O técnico do Sebrae, Floriano Saratt, destaca a relevância da Feira para os empresários, em especial os de Mato Grosso do Sul, já que o setor está em franco crescimento no Estado. “A participação em eventos desse porte colaboram ainda mais para a atuação da classe empresarial, facilita o acesso ao conhecimento e a geração de negócios”, explica.

Essa é a segunda caravana de negócios do setor moveleiro organizada este ano pelo Sebrae em Mato Grosso do Sul. No mês de maio, os empresários participaram do I Mademóvel, realizado em Brasília (DF).

Segundo dados da Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário), divulgados no mês de junho, o setor moveleiro ocupa o nono lugar na geração de empregos no País, com mais de 270 mil ocupações diretas. Cada 1 milhão de reais de produção gera 284 empregos diretos e 111 indiretos. Se levarmos em conta um cenário com 75% de micro e pequenas empresas têm-se um segmento altamente empregador.