30 de julho de 2010 - 05:28

Funtrab fará qualificação profissional em 18 cidades de MS

A Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) abre inscrições para 40 cursos de qualificação profissional, com 860 metas, distribuídos em 18 municípios do Estado.

Podem participar dos cursos de qualificação pessoas com idade acima de 16 anos e que tenham cadastros atualizados nos Ciats(Centros Integrados de Atendimentos aos Trabalhadores). Para quem não tem cadastro nos Ciats e só procurar o mais próximo com os documentos necessários: cópias do: CPF, RG, Carteira de trabalho, titulo de eleitor, Nº do PIS (para quem trabalhou com carteira assinada) e comprovante de residência.

Com exceção de alguns municípios que não possuem Ciats, os interessados devem procurar os locais credenciados, em Selviria (Secretaria de Indústria e Comércio); Antonio João e Bodoquena (Secretaria de Assistência Social do município).

As aulas estão previstas para começarem no dia 2 de agosto de 2010. Serão ministradas 200haula, divididas em: 160h para qualificação profissional, e na qualificação social serão 40h.

Os cursos serão executados pelas entidades: Instituto Semear de Educação Profissional, Sealp (Sociedade Educacional Afonso Linares Prado) e Instituto Delta de Educação.

A Funtrab executa as metas de qualificação profissional, dentro do Planseq (Plano Setorial de Qualificação) que é um plano do MTE (Ministério do Emprego e Trabalho ). Os profissionais da Coordenadoria de Qualificação Profissional da Funtrab acompanham todos os processos da execução do projeto, o Planteq-MS (Plano Territorial de Qualificação ), definido a partir das demandas propostas pelas Comissões Municipais de Emprego e outras ações estratégicas para o Estado, homologado pela Comissão Estadual de Emprego.

O objetivo é promover a integração das políticas e ações vinculadas ao emprego, trabalho, renda e educação, com vistas a contribuir para a formação integral; aumento de probabilidade de obtenção de emprego e trabalho decente; elevação de escolaridade e inclusão social.

Para a execução desses objetivos, a Coordenadoria de Qualificação Profissional conta com os recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) e de outras fontes complementares.