R7 | 29 de julho de 2010 - 17:10

Militares enviados ao Haiti após terremoto voltam ao Brasil

Estão de volta ao Brasil os primeiros militares enviados ao Haiti após o país ter sido devastado por um terremoto, em 12 janeiro deste ano. Depois de seis meses de missão, os 129 oficiais passam por exames antes de reencontrarem os familiares em cerimônia prevista para esta quinta-feira (29), às 16h30, em Brasília.

O grupo saiu de Porto Príncipe, capital do país caribenho, e desembarcou na base aérea de Brasília por volta das 23h10 desta quarta (28). Seguiram para o aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, 73 militares. Os demais foram levados diretamente para o hospital do Exército de Brasília.

É de praxe que oficiais em missão internacional passem por uma bateria de exames (raios-x e avaliações psicológicas e exames odontológicos) antes de reverem a família. Para o reencontro, o Comando Militar do Planalto organizou uma solenidade com desfile, banda e homenagens aos militares que presenciaram os momentos mais críticos da tragédia.

O contingente brasileiro no Haiti é de 2.200 homens, que ali permanecem por seis meses até serem substituídos. Atualmente, 1.950 oficiais são do Exército e outros 250 da Marinha Brasileira. O grupo presta serviços à Minustah (Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti), comandada pelo Brasil desde 2004.