Demerval Nogueira / Fátima News | 28 de julho de 2010 - 18:00

Glória de Dourados: Educação supera meta no Ideb projetada para 2011

Demerval Nogueira / Fátima News

O município de Glória de Dourados vem realizando um vasto e consciente trabalho na esfera educacional, tanto é que, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), especialmente na E.M. Marinha do Brasil ultrapassou a meta projetada para o ano de 2011. Tudo isto graças às mudanças e novas introduções na condução da educação municipal, que tem contado com apoio logístico da atual administração, tendo à frente o prefeito Arceno Athas Júnior, a pedagoga, psicóloga e 1ª dama Mariângela Vieira Barbosa Athas e a secretária municipal de Educação e Cultura (Semec), professora Marly Ardáia Fagundes.

A evolução na educação de Glória de Dourados começou a ganhar força e a se desenvolver, com a introdução de novos projetos, mudanças comportamentais, palestras, com pessoas de vasto conhecimento na área, além da aplicabilidade de novos sistemas de ensino. Dentre os quais, o projeto “Paz e Amor na Escola”, que tem ganhado extrema repercussão devida sua forte consistência na informação precisa e necessária nos dias de hoje, sendo uma iniciativa da 1ª dama Mariângela Athas.

Também há de se ressaltar a elevada importância da introdução do Sistema de Ensino Aprende Brasil, um sistema de ensino que foi criado com o objetivo de potencializar as qualidades das escolas no município. É um sistema de ensino completo, desenvolvido pela Editora Positivo. O prefeito Arceno Athas Júnior destaca, “a utilização do Sistema Aprende Brasil nas escolas públicas é uma opção legal, que se dá por meio da secretaria municipal de Educação, autonomia de gestão pedagógica”, e acrescenta ainda, “hoje, educar é muito mais que apenas ensinar, é despertar no aluno a paixão pelo conhecimento, como o próprio sistema dimensiona”.

Com referência aos resultados obtidos, sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a E.M. Marinha do Brasil, que teve em 2005, um Ideb observado de 2.7; em 2007, 3.9, subiu para 4.0 em 2009, ou seja, superando a meta projetada para 2011, que é de 3.5. A E.M. Dois de Maio Polo, em 2005 obteve 3.8; em 2007, 4.0; e saltou para 4.5 em 2009, sendo que, a meta projetada para o ano de 2011 é de 4.6, apenas 0.1, para atingir a meta projetada pelo Ministério da Educação (MEC), em 2011.

A secretária da Sasc, Marly Ardáia Fagundes salienta, “somente conseguimos atingir esses dados graças ao apoio do prefeito Dr. Arceno Athas Júnior e da 1ª dama Mariângela Athas, somados aos esforços dos diretores, professores, funcionários, enfim, de todos os envolvidos diretamente na área educacional do município”. A 1ª dama Mariângela Athas esclarece que, “a determinação do prefeito em transformar a Educação no município, e os esforços de todos aqueles que militam na respectiva área foi possível atingirmos esses índices altamente significativos”.