| 28 de julho de 2010 - 08:28

Espanha: Parlamento da Catalunha proíbe touradas

O Parlamento da Catalunha, na Espanha, decidiu proibir as tradicionais corridas de touros na região, nesta quarta-feira. O polêmico projeto foi aprovado em uma sessão bastante dividida, realizada agora há pouco. Foram 68 votos a favor, 55 contra e Publicidade 9 abstenções para a proposta que partiu de uma iniciativa popular.

Uma entidade de defesa dos animais da região reuniu cerca de 180 mil assinaturas pedindo o fim das corridas de touros e entregou o documento aos parlamentares no final do ano passado. Muitas discussões foram realizadas até que hoje, por isso, o parlamento catalão decidiu acabar com a tradição que começou no século 15.

A nova lei instala a proibição das corridas de touros a partir de primeiro de janeiro de 2012. Até lá, as populares festas realizadas na praça Monumental de Barcelona poderão continuar ocorrendo, conforme o projeto.

Os contrários a nova lei defendem que o projeto não tem apenas a intenção de defender os animais. Os conservadores do Partido Popular afirmam que o plano por trás da proibição é acabar com uma cultura regional da Catalunha que é compartilhada com o resto da Espanha. O PP promete que vai recorrer à Justiça para tentar derrubar a proibição e o temor agora é que a lei crie mais um conflito entre espanhóis e catalãos.